Últimas notícias

Turquia bloqueia o acesso à Deutsche Welle e à Voice of America 

Turquia bloqueia o acesso à Deutsche Welle e à Voice of America 
julho 01
21:54 2022

O cão de guarda da mídia turca proibiu o acesso aos serviços turcos da emissora pública norte-americana Voice of America e da emissora alemã Deutsche Welle, o que suscitou críticas à censura. 

O Conselho Supremo de Rádio e Televisão aplicou um aviso em fevereiro às duas empresas que transmitem conteúdo de televisão online em turco para solicitar uma licença de transmissão ou ser bloqueado. Um tribunal de Ancara decidiu restringir o acesso a seus sites no final da quinta-feira. 

Nenhum dos dois sites estava disponível na Turquia na sexta-feira. A Deutsche Welle é financiada pelos contribuintes alemães e a Voice of America é financiada pelo governo dos Estados Unidos através da Agência de Mídia Global dos Estados Unidos. 

Em uma declaração, a Deutsche Welle disse que não cumpriu a exigência de licenciamento porque “teria permitido ao governo turco censurar o conteúdo editorial”. 

O diretor geral Peter Limbourg disse que isto foi explicado em detalhes ao conselho de rádio e TV turco, abreviado como RTUK. 

“Por exemplo, a mídia licenciada na Turquia é obrigada a excluir o conteúdo on-line que a RTUK interpreta como inapropriado”. Isto é simplesmente inaceitável para uma emissora independente”. A DW tomará medidas legais contra o bloqueio que agora ocorreu”, disse Limbourg. 

O governo alemão disse ter tomado nota dos relatórios “com pesar”. 

“Nossa preocupação com o estado da liberdade de opinião e da imprensa na Turquia continua”, disse o porta-voz do governo Steffen Hebestreit, acrescentando que a Alemanha está em um “intercâmbio regular e crítico” com a Turquia sobre o assunto. 

Perguntado se o governo alemão pode intervir neste caso, Hebestreit observou que a Deutsche Welle disse que planeja tomar medidas legais “e nós temos que esperar por isso”. 

Ilhan Tasci, um membro da RTUK do principal Partido Popular Republicano da oposição da Turquia, disse que se opôs à iniciativa de bloquear as duas emissoras estrangeiras. “Aqui está a liberdade de imprensa e a democracia avançada”, ele tweetou sarcasticamente. 

A medida é baseada em um regulamento de agosto de 2019 que diz que a RTUK avisaria com 72 horas de antecedência à mídia online não licenciada sobre quando eles teriam que aplicar e pagar três meses de taxas de licenciamento. Caso não o fizessem, poderiam ser tomadas medidas legais contra os executivos de uma organização de mídia e o acesso seria restrito. 

Em fevereiro, a RTUK disse que identificou três websites sem licenças de transmissão, que também incluíam os serviços turcos da Euronews. Mas a Euronews disse que não transmitia ao vivo em turco ou em boletins visuais aéreos e que, portanto, estava isenta das exigências de licenciamento. A TRT disse que era uma agência de notícias e reportagem como qualquer outra mídia internacional, mas teve que se registrar como um agente estrangeiro em 2020. 

A diretoria da RTUK é dominada pelo partido governista do presidente turco Recep Tayyip Erdogan e seus aliados nacionalistas, e regularmente multa as emissoras críticas. 

O Sindicato dos Jornalistas da Turquia chamou a decisão de censura. “Desista de tentar proibir tudo o que não lhe agrada, esta sociedade quer liberdade”, diz o tweetou. 

Voice of America observou em fevereiro que embora o licenciamento de transmissões de TV e rádio seja uma norma porque as ondas aéreas de transmissão são recursos finitos, a Internet não tem largura de banda limitada. “O único propósito possível de uma exigência de licenciamento para distribuição pela Internet é permitir a censura”, disse VOA em uma declaração então. 

O porta-voz do Departamento de Estado Ned Price tweetou quando o regulamento de licenciamento surgiu em fevereiro, que os EUA estavam preocupados com a “decisão da RTUK de expandir o controle do governo sobre os veículos de imprensa livres”. 

Em resposta, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores turco Tanju Bilgic observou que os Estados Unidos exigiam que a emissora estatal turca de língua inglesa, TRT World, se registre como agente estrangeiro sob uma lei destinada a lobistas e empresas de relações públicas que trabalham para governos estrangeiros. A TRT disse que era uma agência de notícias e reportagem como qualquer outra mídia internacional, mas teve que se registrar como um agente estrangeiro em 2020. 

“O TRT obedece aos regulamentos relevantes para suas atividades nos EUA. Isso é censura? Esperamos o mesmo de @VoATurkish e outros”, Bilgic tweetou. 

A Turquia foi classificada como “Não Livre” para 2021 no índice Freedom of the Net pela Freedom House. Centenas de milhares de domínios e endereços web foram bloqueados. 

Repórteres sem Fronteiras classificou a Turquia em 149 dos 180 países em seu Índice Mundial da Liberdade de Imprensa, dizendo que “todos os meios possíveis são usados para minar os críticos”, incluindo a remoção de cartões de imprensa, censura on-line, processos judiciais e prisões. 

Por Zeynep Bilginsoy da Associated Press 

Frank Jordans e Geir Moulson em Berlim contribuíram. 

Fonte: Turkey blocks access to Deutsche Welle and Voice of America – ABC News (go.com)  

Artigos relacionados

0 Comentários

Nenhum comentário ainda!

Não há comentários no momento, gostaria de adicionar um?

Escreva um comentário

Escreva um comentário

Deixe uma resposta

Mailer