Últimas notícias

RTÜK multa 4 estações de TV por comentários de políticos da oposição sobre o veredicto do julgamento de Gezi

RTÜK multa 4 estações de TV por comentários de políticos da oposição sobre o veredicto do julgamento de Gezi
maio 11
23:04 2022

O cão de guarda de radiodifusão da Turquia, o Conselho Supremo de Rádio e Televisão (RTÜK), impôs uma multa às estações Tele1, Halk TV, KRT e Flash Haber TV pró-oposição devido às observações de dois políticos da oposição sobre uma decisão judicial em um julgamento relativo aos protestos antigovernamentais do Parque Gezi de 2013, informou a mídia local na terça-feira, citando um membro da RTÜK. 

Um tribunal de Istambul em 25 de abril condenou o empresário e defensor dos direitos Osman Kavala, que estava atrás das grades sem condenação há mais de quatro anos, à prisão perpétua com agravantes sob acusações de “tentativa de derrubar o governo”, enquanto sentenciou sete outros réus a 18 anos cada um sob acusações de ajudar na tentativa de golpe. 

O membro da RTÜK İlhan Taşçı, do principal partido da oposição Partido Popular Republicano (CHP), disse na terça-feira em uma série de tweets que o conselho decidiu por maioria de votos impor uma multa a quatro estações de TV por transmitir as observações do vice-presidente do grupo parlamentar da CHP Özgür Özel e Ahmet Şık, um jornalista de investigação e um legislador do Partido dos Trabalhadores da Turquia (TİP), sobre o veredicto do julgamento do Parque Gezi. 

De acordo com Taşçı, a multa foi imposta aos canais Tele1, Halk TV, KRT e Flash Haber TV com o fundamento de que as observações de Özel e Şık sobre o veredicto do julgamento do Parque Gezi “humilharam” o presidente Recep Tayyip Erdoğan do governo do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP). 

Taşçı disse que a punição da RTÜK aos canais de TV pró-oposição, que se devem a observações que o governo AKP não gosta, visa pressionar essas estações a não transmitir declarações de políticos da oposição. 

“O objetivo é não deixar ninguém ouvir, saber da verdade! A pressão sobre a mídia foi estendida às declarações dos políticos”, acrescentou ele. 

A Associação Turca de Jornalistas (TGC) também criticou a decisão da RTÜK em uma declaração escrita divulgada em seu site na quarta-feira, dizendo que era “contra a Constituição, a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão” e mostrou mais uma vez que “todas as atividades da RTÜK se baseavam na proteção dos interesses do governo”. 

“A RTÜK deveria parar de impor multas em nome do governo”, acrescentaram eles. 

O governo AKP do Presidente Erdoğan aumentou sua repressão contra os meios de comunicação críticos e jornalistas após uma tentativa de golpe em julho de 2016, após o qual dezenas de jornalistas foram presos, enquanto mais de 200 meios de comunicação foram fechados sob o pretexto de uma luta contra o golpe. 

A RTÜK é acusada de contribuir para aumentar a censura no país, impondo sanções punitivas e desproporcionais às estações independentes de televisão e rádio críticas ao governo turco. 

De acordo com Repórteres sem Fronteiras (RSF), 90% da mídia nacional da Turquia, que estava em 149º lugar entre 180 países no Índice Mundial de Liberdade de Imprensa de 2022 da RSF, é propriedade de empresários pró-governamentais e está na linha oficial. 

Fonte: RTÜK fines 4 TV stations over opposition politicians’ remarks on Gezi trial verdict – Turkish Minute  

Artigos relacionados

0 Comentários

Nenhum comentário ainda!

Não há comentários no momento, gostaria de adicionar um?

Escreva um comentário

Escreva um comentário

Deixe uma resposta

Mailer