Últimas notícias

Canal de TV turco fecha devido à pressão do governo 26 dias após o lançamento

Canal de TV turco fecha devido à pressão do governo 26 dias após o lançamento
dezembro 31
12:26 2020

O canal de televisão privada turca Olay TV fechou na sexta-feira, apenas 26 dias depois de começar a transmitir, devido à intensa pressão do governo do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) da Turquia, informou a mídia local, citando o editor-chefe Süleyman Sarılar.

A Olay TV, que foi ao ar em 30 de novembro, é propriedade dos empresários turcos Cavit Çağlar, que anteriormente atuou como ministro de Estado responsável por bancos estatais, e Hüseyin Köksal, que também é o titular da licença do canal.

Durante uma transmissão ao vivo na sexta-feira, Sarılar disse que Çağlar apontou a pressão do governo como o motivo do fechamento e que Köksal estava procurando outro canal para comprar.

“Çağlar, que detém os direitos de transmissão do canal, nos disse que estava sob grande pressão do governo e não podia continuar. Ele até disse que havia recebido uma lista de pessoas para substituir todos nós e levar a Olay TV adiante com uma nova equipe ”, disse Sarılar.

“Todo mundo sabe quem na Turquia silenciaria e pressionaria um canal de televisão que começou a transmitir em 30 de novembro e que buscava se engajar no jornalismo neutro em meio ao clima altamente polarizado do país”, acrescentou.

“Acho que nosso senso de jornalismo e radiodifusão, que visava tratar as pessoas de diferentes partidos políticos e religiões de forma igual, incomodou um grande número de altos funcionários. O Sr. Köksal decidiu encerrar sua parceria com a Çağlar, pois todos entendemos que não poderíamos continuar transmitindo com essa postura editorial ”, disse Sarılar.

A Olay TV saiu do ar após a declaração de Sarılar.

Enquanto isso, Çağlar falou com a pró-governo Demirören News Agency (DHA), dizendo que o que levou ao fechamento foi uma diferença de opinião entre ele e Köksal em relação às cobertura política  do canal.

Ele acrescentou que tinha sido um político de centro-direita e não se sentia confortável com a rede “priorizando” o Partido Democrático do Povo Curdo (HDP), já que a rede “deveria ser neutra, mas acabou se inclinando para falar do HDP.”

A decisão AKP acusa o HDP de ligações com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), um grupo armado separatista considerado uma organização terrorista pelos Estados Unidos, Turquia e União Europeia.

Militantes do PKK lutam contra o estado principalmente no sudeste curdo da Turquia desde 1984 em um conflito que matou mais de 40.000 pessoas. O HDP, o terceiro maior partido do parlamento, nega ligações com o terrorismo.

“Eu disse ao meu parceiro que, nessas condições, não poderia continuar e teria que sair do canal”, disse Çağlar, acrescentando que Koksal poderia iniciar outro canal com uma nova equipe em um momento oportuno, pois ele tinha a licença de rede.

Çağlar fundou a NTV News, uma das primeiras redes de notícias na Turquia que foi um nome respeitado no meio jornalístico por mais de uma década, antes de cair nas mãos do presidente Recep Tayyip Erdoğan no início dos anos 2010, um destino que eventualmente se abateu sobre todos os outros principais jornais e canais de notícias.

Ele também é conhecido por suas boas relações com os governos turco e russo e recebeu a Ordem da Amizade da Rússia por sua contribuição para a normalização das relações entre os dois países após o abate de um jato russo em novembro de 2015

Fonte:https://www.turkishminute.com/2020/12/26/turkish-tv-station-closes-down-due-to-govt-pressure-26-days-after-launch/

Artigos relacionados

0 Comentários

Nenhum comentário ainda!

Não há comentários no momento, gostaria de adicionar um?

Escreva um comentário

Escreva um comentário

Deixe uma resposta

Mailer